Saúde do Homem

No Brasil, os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres, e muitas doenças são descobertas apenas em estágios mais avançados na população masculina, e o principal motivo é a negligência com a própria saúde. 

Para reverter essa situação, o Urologista deve ser consultado anualmente, pois, além de ser especialista no trato urinário de homens e mulheres, também cuida das doenças e disfunções do sistema reprodutor masculino, e promove a saúde completa do homem.

O Câncer de Próstata é o segundo mais incidente entre os homens, com elevadas taxas de mortalidade. Por esse motivo, o check-up masculino deve ser realizado acima dos 45/50 anos, e o médico dispõe de uma combinação entre o exame físico (toque retal), exames de imagem e o laboratorial (dosagem de PSA – Antígeno Prostático Específico).

Essa é a melhor forma de rastreio do câncer de próstata, e detecta mais de 90% dos casos. 

O toque retal, é um exame rápido, e é possível identificar pequenos tumores que os níveis de PSA podem não revelar. É importante lembrar que a dosagem do PSA pode estar alterada em diversas outras situações não relacionadas ao câncer, como na Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), nas prostatites e após traumas. A confirmação do câncer é feita através da biópsia da próstata.

Outra área da Urologia são os distúrbios sexuais, como a disfunção erétil, ejaculação precoce, infertilidade. Tais alterações possuem fatores de risco a hipertensão arterial,  ansiedade, tabagismo, sedentarismo, diabetes, hiperlipidemia e alterações vasculares. Nesses casos, o Check-Up anual do homem promove o tratamento e prevenção dessas condições.