Cálculo Renal:
Cirurgia a Laser

O Cálculo Renal acomete o homem desde a antiguidade, com relatos que datam de 5.000 a.C. e achados arqueológicos que confirmam essa patologia em Egípcios que viveram em 4.200 a.C. Esse problema antigo se trata das famosas “Pedras nos Rins”. Elas são formadas quando a urina contém mais sais e minerais formadores de cristais (cálcio, oxalato e ácido úrico) do que o líquido pode diluir, ou quando o corpo produz pouco algumas substâncias que impedem a formação dos cálculos.

É uma condição silenciosa na maior parte do tempo, no entanto, os cálculos maiores que 8 mm podem migrar para o Ureter e causar obstrução. Consequentemente, surge a dor de cólica renal, e essa condição pode causar infecções do trato urinário e até mesmo na perda da função renal, em casos mais graves.

Atualmente, a Cirurgia a Laser para o tratamento de Cálculos Renais é um dos procedimentos mais utilizados, e tem elevado índice de sucesso na fragmentação das pedras. O Urologista utiliza um aparelho endoscópico flexível, e através dele consegue quebrar o cálculo no interior do Rim com o uso da energia a Laser. Por ser menos invasiva, a cirurgia endoscópica, possui a vantagem de reduzir os riscos de complicações, menor tempo de internação hospitalar e o pós-operatório com menor dor.