Cirurgia Robótica

O que é a Cirurgia Robótica?

A Cirurgia Robótica é um tipo de técnica cirúrgica minimamente invasiva, que através da utilização de um equipamento semelhante a braços robóticos com câmeras e pinças acopladas, o Cirurgião consegue realizar o procedimento com maior precisão e segurança para o paciente.

Em que casos devemos usar essa técnica?

É ideal para procedimentos cirúrgicos realizados em pequenos espaços, regiões de difícil acesso como a pelve, e em pacientes que desejam uma cirurgia com menos dor pós operatória, menores cortes e alta hospitalar rápida. Sua aplicação principal é para a retirada de tumores de Próstata,  Rins e em alguns casos, pode ser utilizada também para a remoção de cálculos na Pelve Renal.

Como é realizada a cirurgia?

Ao contrário do que muitos imaginam, não é o robô quem executa a cirurgia, ele apenas reproduz os movimentos das mãos do Urologista, assim como em um controle de videogame. O robô do tipo Da Vinci Si ou Xi é formado por quatro braços: um deles possui uma câmera acoplada, capaz de aumentar a imagem em até 10x o que facilita a visualização do Cirurgião.

A Cirurgia Robótica consegue ser realizada com cortes mínimos e conforto para o paciente. Além disso, o equipamento é extremamente seguro, pois se o Urologista retirar o rosto da tela de controle, o robô interrompe seus movimentos, e um médico auxiliar sempre fica posicionado ao lado do paciente para eventuais necessidades.

Quais são as principais vantagens da Robótica?

Essa plataforma traz diversas vantagens para o paciente por permitir uma cirurgia com incisões pequenas, o que minimiza a resposta inflamatória e o dano tecidual.

As vantagens são:

Menor dor no pós-operatória;

Recuperação cirúrgica mais rápida;

Necessidade de menor tempo de internação hospitalar;

Menor perda de sangue e riscos de hemorragia;

Menor risco de infecção.

Quem pode realizar uma Cirurgia Robótica?

Nem todos os cirurgiões estão autorizados a realizar este procedimento. Inicialmente, o Cirurgião deve passar por amplo treinamento cirúrgico tradicional (cirurgia aberta) durante a sua graduação, e depois, naturalmente, se especializar na área laparoscópica através da cirurgia videolaparoscópica com o propósito de desenvolvimento profissional amplo. Após essa fase, geralmente, os cirurgiões buscavam a certificação robótica em grandes centros médicos do exterior, como EUA e Europa,  porém, atualmente, o Brasil já forma excelentes cirurgiões.

O Dr Daniel obteve sua formação no Hospital da Flórida, Flórida – Eua, em 2017.